Sabemos que a otimização de espaço dentro da indústria é algo fundamental para que a mesma consiga uma maior competitividade e principalmente possua um bom sistema de armazenamento. Mas para aproveitarmos da melhor forma possível desses espaços nos é exigido que seja feito um diagnóstico, analisando de forma detalhada todas as necessidades da empresa, buscando as melhores e mais acessíveis formas para solução desses problemas.
Há alguns anos a utilização do espaço físico se voltava mais para a área do que para a altura, o espaço utilizado pela armazenagem normalmente era o menos adequado dentro das instalações industriais. Após esse período de organização plana a utilização da altura viria a se tornar a solução mais eficaz de otimizar espaço dentro das indústrias, pois através dela poderiam ser guardados uma maior quantidade de itens, ao mesmo tempo estruturando um sistema de movimentação seguro e eficiente.
Mas, não podemos pensar somente na utilização da altura dentro um espaço adequado, se não houver uma avaliação prévia e um planejamento adequado. Antes de qualquer coisa, é preciso fazer um estudo técnico, identificando as reais necessidades organizacionais da empresa.
Em seguida é preciso verificar o espaço disponível para instalações de novas estruturas, combinando as características de área horizontal e área vertical, podendo, assim, dimensionar as instalações para otimizar a movimentação e reduzir os custos de logística.
Como o sistema logístico vem se tornando cada vez mais importante para a redução de custos a empresa, é essencial que as formas de otimizar o espaço seja racional. A armazenagem é um sistema complexo, e exige grande velocidade em sua operação, com flexibilidade para atender a todas as exigências do processo industrial.
Dessa forma, é preciso que haja perfeita integração entre a estrutura do armazém, os equipamentos para movimentação dos materiais armazenados e um controle completo de todas as operações para que se possa atender a demanda.
As formas de otimizar o espaço na indústria vão exigir uma análise completa do sistema de armazenagem, considerando, principalmente, alguns fatores simples:
O estudo desses fatores é que levará a integração do sistema de armazenagem ao sistema logístico, atendendo as seguintes necessidades:
Quer saber quais são as formas de armazenagens? Abordaremos isso em nosso próximo post.
Aguarde.