Antes de falarmos da folga C3 no rolamento, é preciso contextualizarmos, o que é uma folga. Termo comum na indústria, em equipamentos e máquinas, a chamada folga do rolamento nada mais é do que um micro espaço entre os elementos rolantes e os casquilhos do anel interno e externo do rolamento.
Quando falamos de folga no rolamento, muito pouca ou muita folga interna poderá influenciar significativamente fatores como calor, vibração, ruído e vida útil à fadiga. Desta forma, a seleção da folga deve ser feita com cuidado.
Geralmente, a folga do rolamento é categorizada como folga montada e não montada. A maioria dos fabricantes estabelecem a folga interna inicial do rolamento como não montada.
Por sua vez, a folga do rolamento montada é estabelecida apenas depois que o rolamento é encaixado no eixo e no alojamento, bem como quando o rolamento atinge a temperatura de operação em regime permanente.
Basicamente, a folga C3 no rolamento trata-se da folga interna levemente maior que a folga normal de acordo com a classificação dos próprios fabricantes. Essa classificação é composta pelos códigos: C1, C2, CN, C3, C4 e C5.
Vale ressaltar que essa codificação oferece informações importantes sobre a peça, sendo fundamentais para o uso correto e seu bom funcionamento. Isso porque, o rolamento precisa de uma folga operacional ou uma pré carga apropriada para que tenha um funcionamento satisfatório.
A folga normal de um rolamento pode ser definida como a folga interna inicial adequada aos ajustes do eixo e do mancal realizados em condições consideradas normais de montagem e funcionamento.
Neste sentido, quando essas condições se diferem das consideradas como normais, os rolamentos mais adequados são os com folga interna menor ou maior. Como vimos, a folga C3 é um pouco maior do que a normal.
É importante saber que a folga interna de um rolamento deve ser suficiente para sua operação, considerando inclusive, as perdas por ajuste no eixo, alojamento ou pela dilatação térmica do calor geral.
Desta forma, caso a folga radial não seja suficiente, ocorrerá um superaquecimento do rolamento e consequentemente, sua falha prematura. Por outro lado, se a folga for maior do que a necessária, muito provavelmente, a distribuição de carga entre os elementos rolantes e a pista será ineficiente, o que também resultará na diminuição de sua vida útil.
Ao se deparar com o termo folga C3 do rolamento, à primeira vista, o código C3 nos salta aos olhos. Afinal de contas, o que isso significa?
Resumidamente, o código C dos rolamentos segue uma codificação completa, fornecendo todas as características dos rolamentos em termos de material, lubrificação e, portanto, também o grau de folga interna do rolamento.
Os códigos C mais comuns para a folga interna do rolamento são: C1, C2, CN, C3, C4 e C5. Essa classificação indica que o rolamento oferece folga interna extra, alguns mais e outros menos.
No caso de um rolamento com folga C1, este oferece menos espaço extra, enquanto os rolamentos com folga C5 oferecem mais. Já no caso da folga C3 do rolamento, está é considerada um pouco maior do que a “normal”, sendo inclusive, uma das mais utilizadas.
Vale ressaltar também que quando um rolamento trabalha com uma folga interna fora do especificado, ocorre o superaquecimento da peça, podendo inclusive danificar o equipamento.
Praticamente todos os rolamentos são projetados com uma folga interna específica, que como vimos, é definida como a folga total entre os anéis e os corpos rolantes, fornecendo a rotação livre destes elementos, bem como a compensação térmica, distribuição de carga ideal, entre outras.
Considerando estes aspectos, saber como selecionar a folga é de fundamental importância, uma vez que ela é responsável por manter as peças rotativas de um mecanismo na posição correta durante o desempenho do equipamento.
Além disso, a quantidade de folga interna pode influenciar também em aspectos como ruído, vibração, superaquecimento, entre outros.
Vale destacar que o encaixe do rolamento também é um fator importante em seu desempenho. Em geral, o anel interno do rolamento deve ter um ajuste firme no eixo e o anel externo deve ter um ajuste firme no mancal. Mesmo assim, deve haver alguma folga residual dentro do rolamento.
Em alguns casos, no entanto, a folga pode não ser a ideal e o rolamento deve ser pré-carregado, quando uma carga é aplicada ao rolamento, empurrando o anel e removendo efetivamente qualquer folga.
Em resumo, a escolha de um rolamento adequado é de extrema importância para o bom funcionamento de uma máquina ou equipamento. Neste sentido, a escolha do rolamento certo começa com a determinação do tipo de rolamento que você precisa, passando inclusive, pela seleção das folgas.
As folgas nos rolamentos são classificadas pelos fabricantes variando entre menor e maior e devem ser selecionadas com bastante cuidado, sempre avaliando os ajustes de eixo e alojamento. Segundo alguns fabricantes, operações acima de 80°C, a folga C3 é a mais adequada.
Entretanto, em caso de dúvidas, não hesite e siga as orientações do fabricante ou especialistas na área. Afinal, optar por uma folga muito maior ou menor do que o necessário resultará na falha precoce do rolamento.