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Rolamento autocompensador: O que você precisa saber sobre eles

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Se você já precisou de um rolamento industrial capaz de suportar cargas muito pesadas ou indicados para aplicações propensas a desalinhamentos, muito provavelmente se deparou com os rolamentos autocompensadores. Mas, você sabe o que é um rolamento autocompensador?

Em resumo, um rolamento autocompensador nada mais é do que um rolamento capaz de funcionar mesmo em situações em que há pequenos deslizamentos no eixo, sejam eles ou não decorrentes da montagem.

Desta forma, a construção da peça é feita de forma que possibilita suportar cargas axiais e radiais, além de compensar possíveis erros de instalação e pequenos desalinhamentos angulares.

Logo, o rolamento autocompensador consiste em uma peça ajustável bastante utilizada em maquinários industriais. Vale destacar que há vários tipos de rolamentos autocompensadores. Portanto, para fazer a escolha mais adequada, é preciso conhecê-los um pouco mais a fundo.

Pensando nisso, reunimos no artigo de hoje informações essenciais sobre onde são utilizados, quais são os principais tipos e características de cada um deles. Acompanhe:

Quando usar os rolamentos autocompensadores?

Em síntese, os rolamentos autocompensadores devem ser usados quando há pequenos desalinhamentos no eixo, tenham eles ocorrido por conta de serem longos, pela dificuldade em alinhar de forma correta ou por conta de uma instalação inadequada.

Também são frequentemente utilizados quando se deseja prevenir futuros desalinhamentos, como por exemplo, os que podem surgir ao longo do tempo de operação da peça.

Entre os setores que mais empregam os rolamentos autocompensadores, destacam-se:

  • Indústria têxtil
  • Fabricação de papel
  • Mineração
  • Agroindústrias
  • Geradores e turbinas eólicas
  • Em geral, os rolamentos autocompensadores são utilizados para maquinários que trabalham como cargas pesadas, cujas aplicações resultam em pequenos desalinhamentos no eixo.

    Agora que já sabemos o que é e quando são utilizados, vamos conhecer os principais tipos de rolamentos autocompensadores.

    Tipos de rolamento autocompensador

    No geral, os rolamentos autocompensadores podem ser encontrados em duas versões: de rolo e de esfera. Assim, cada um deles possuem características próprias e finalidades distintas. Confira:

    Rolamento autocompensador de rolos

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    Resumidamente, um rolamento autocompensador de rolo é fabricado com duas carreiras de rolos simétricas com uma pista esférica comum no anel externo e duas pistas no anel interno, sendo estas inclinadas a fim de formar um ângulo em relação ao eixo do rolamento.

    Entre as características principais dos rolamentos autocompensadores de rolos, destacam-se: corrigem pequenos desalinhamentos por conta de montagem inadequada; possuem alta capacidade de carga; são rolamentos industriais robustos; são resistentes a desgastes; funcionam bem mesmo com baixa lubrificação; possuem vida útil longa e baixo atrito.

    Dada a estas características, os rolamentos autocompensadores de rolo são indicados para aplicações onde existam o desalinhamento por erro de montagem ou flexão do eixo. Deste modo, podem suportar cargas radiais e axiais pesadas em ambas as direções.

    Variações dos rolamentos autocompensadores de rolos

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    Como vimos, os rolamentos autocompensadores podem ser encontrados em duas versões, os de rolos e os de esferas. Entretanto, é possível encontrar variações de tipos dentro de cada uma destas versões.

    Neste tópico, vamos conhecer as variações dos rolamentos autocompensadores de rolos, são elas:

  • Projeto básico: considerado como o mais simples, este rolamento possui estrutura básica, sendo manufaturado com duas carreiras de rolos, anéis internos e externos, gaiola, rolos e um anel centralizado no anel interno. Neste tipo de rolamento, há também pequenos furos nos anéis internos e externos, bem como um canal circular para a aplicação e distribuição do lubrificante.
  • Vedados: este tipo de rolamento, por sua vez, possui vedação de borracha nitrílica, cuja função é a mesma da vedação utilizada nos rolamentos de esferas e proporciona a peça vida útil mais longa mesmo em ambientes contaminados. Vale frisar que há diferentes tipos de vedações, algumas são mais resistentes a substâncias químicas e outras a altas temperaturas.
  • Para aplicações vibratórias: já este modelo, embora similar aos demais exemplos, possui uma folga interna radial. Isso significa que o rolamento é capaz de se adaptar ao deslocamento vibracional. Logo, este tipo de rolamento é mais utilizado em aplicações e maquinários que sofrem com vibrações.

  • Vale destacar que os rolamentos autocompensadores de rolos também podem ser montados sobre buchas de fixação. As buchas de fixação são componentes bastante utilizados para fixar rolamentos com furo cônico em assento cilíndrico, já que podem ser usados tanto em eixos lisos, quanto em eixos escalonados.

    Rolamento autocompensador de esfera

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    Já os rolamentos autocompensadores de esferas são fabricados com duas carreiras de esferas e um anel externo com superfície concava. Isso é feito, para que o componente seja capaz de se ajustar a desalinhamentos angulares de até 3graus, incluindo os desalinhamentos angulares do eixo em relação ao mancal.

    Por conta desta estrutura, os rolamentos autocompensadores de esferas costumam produzir menos atrito que qualquer outra variação do mesmo tipo. Neste sentido, estes rolamentos são frequentemente utilizados em situações que se deseja conter o desalinhamento, mas que requer a sustentação de cargas moderadas ou baixas.

    Variações dos rolamentos autocompensadores de esferas

    Assim como os rolamentos autocompensadores de rolos, os rolamentos autocompensadores de esferas também possuem variações, confira a seguir:

  • Projeto básico: considerada a versão básica dos rolamentos autocompensadores de esferas, essa variação pode ter o furo do anel interno cilíndrico ou cônico; ter um canal circular e furos igualmente espaçados para facilitar a lubrificação e o uso com mancais de marcação W33.
  • Com anel interno prolongado: este tipo de rolamento em específico, foi desenvolvido pela empresa SKF para ser utilizado em aplicações com baixas exigências. Nesta variação, o anel prolongado possui como função fixar o eixo por um parafuso, evitando o deslizamento no anel interno e fixando-o axialmente no eixo. Além disso, podem ser usados em pares, desde que as ranhuras sejam posicionadas opostas ou frente a frente. Caso contrário, o eixo ficará axialmente em uma única direção.
  • Vedados: os rolamentos autocompensadores de esferas vedados são indicados para aplicações expostas a temperatura que variam de -40°C até 100°C. Entretanto, é importante utilizar um aquecedor indutivo para rolamentos quando a montagem for a quente, uma vez que desta forma, é possível controlar a temperatura de aquecimento da peça. Vale destacar também que embora a vedação suporte até 100°C, o rolamento só pode ser aquecido até a temperatura de 80°C, acima disso, as vedações de borracha nitrílica e o lubrificante aplicado podem ser afetados e prejudicar o seu funcionamento.

  • Assim como a sua outra versão, os rolamentos autocompensadores de esferas também podem ser montados sobre buchas de fixação, o que permite que o rolamento seja fixo ao eixo sem a necessidade de qualquer outro tipo de acessório tanto em eixos lisos quanto em escalonados.

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