Os rolamentos são sem sombras de dúvidas, uma parte importante de uma ampla gama de máquinas, dispositivos e equipamentos. Afinal, são usados para reduzir o atrito e aumentar a eficiência ao mover uma carga.
Presentes em diversos segmentos, é fundamental saber que tipo você tem, bem como suas características e especificações a fim de obter o melhor desempenho.
Atualmente, há uma gama de variedade de rolamentos disponíveis no mercado, desde os mais pequenos encontrados em equipamentos do nosso dia a dia, até as gigantes peças presentes em maquinários industriais.
Considerando estes aspectos, muito provavelmente você já se deparou com um rolamento C3. Mas, você sabe o que isso realmente significa?
O que é um rolamento C3?
No geral, os rolamentos possuem algumas características específicas de desempenho que são medidas. Uma delas é a relação de contato (CR), que corresponde a razão entre a circunferência do anel externo e a circunferência do anel interno.
Deste modo, quanto menor o CR, mais pressão é necessária para manter os dois anéis juntos. O mesmo vale para a folga, que quanto mais baixa, mais força é necessária para manter os dois anéis separados.
A sigla C3 no rolamento refere-se aos componentes internos do mancal, bem como a forma em que são projetados. Neste sentido, o código corresponde a quantidade de folga interna que o rolamento possui, que neste caso é mínima. Além disso, também se refere ao diâmetro e a largura do mancal.
Considerando estes aspectos, o rolamento C3, nada mais é do que um tipo de rolamento mais eficiente na redução de atrito projetado para aplicações de alta velocidade.
Não à toa, trata-se de um rolamento mais estável, com baixa relação de contato, baixa folga e baixa temperatura de operação. Entretanto, é importante destacar que um rolamento C3 também é mais provável de encravar, congelar ou quebrar durante o uso.
O que significa folga C3 no rolamento?
A folga C3 no rolamento, significa que a folga interna do rolamento é um pouco maior que a normal, sendo definida pela distância total através do anel que pode ser removido em relação ao outro, seja na direção axial ou radial.
Aqui, vale destacar que a folga axial corresponde à distância entre o alinhamento dos anéis, enquanto a folga radial nada mais é do que a distância entre as esferas e o anel externo.
Além da folga C3, há também outras classificações como: C1, C2, C4 e C5. Para saber mais sobre a folga C3 no rolamento, clique aqui.
Como mencionado, os rolamentos C3 são usados em situações onde a alta velocidade é necessária, como um motor que tem que funcionar a uma determinada velocidade, ou onde é necessário controlar as vibrações como parte de um sistema de amortecimento.
Deste modo, este tipo de rolamento pode ser usado em uma grande variedade de aplicações, principalmente para suportar cargas pesadas e reduzir o atrito entre duas partes.
Além disso, o rolamento C3 também pode ser usado em instrumentos musicais como, por exemplo: guitarras, pianos e tambores para ajudar a evitar que as vibrações sejam transferidas do instrumento para o resto da sala.
Exemplos de rolamentos com C3
Há uma grande variedade de rolamentos C3 que são usados em ambientes industriais. Alguns exemplos são:
Exemplos de marcas de rolamentos C3
No mercado atual, existe uma grande variedade de empresas que produzem rolamentos C3. Algumas das marcas mais populares incluem:
Como identificar um rolamento C3?
A maneira mais fácil de identificar um rolamento C3 é procurar o número 3 em seu anel externo.
Outra maneira de identificá-lo é examinar a descrição do produto fornecida pelo próprio fabricante. Deste modo, se a descrição do produto afirma que o rolamento tem uma folga mínima, então é provável que seja um rolamento C3.
No entanto, se não der para realizar nenhum dos procedimentos descritos, caso seja possível, você pode inspecionar o rolamento e compará-lo com outros. A diferença mais notável entre os rolamentos C3 e outros tipos é a espessura do anel externo.
Os rolamentos C3 têm um anel externo significativamente mais espesso do que os seus pares. Isso tem como objetivo, reduzir a quantidade de folga dentro do mancal.
Onde comprar rolamentos?
Ao decidir comprar um rolamento, mais importante do que considerar o preço e tão importante quanto decidir o tipo e marca do produto, é escolher o fornecedor mais adequado.
A Rolport Rolamentos atua com dinamismo junto ao mercado desde 1986 e desde então, busca dar ao estoque, a maior diversidade em questão de produtos.
Por conta disso, temos contato com distribuidores autorizados, nos mercados Norte-americano e Europeu, a fim de possibilitar suprir as demandas pontuais de nossos clientes através de nossa equipe de importação com produtos de alta qualidade, confiabilidade e segurança.
Somos especializados em rolamentos e componentes correlatos, como mancais, buchas, vedações, rolamentos especiais e sob medida. Trabalhamos com as marcas TIMKEN, NTN, SNR, SFK e BOWER.